The Amazing Spider Man

Cinema, Sétima Arte

Gosto de super-heróis. Sempre que leio bandas-desenhas ou vejo filmes deste género sou automaticamente catapultado para a minha infância. É feita uma regressão aquela época em que ficava colado ao vidro da televisão a ver desenhos animados, sonhando que um dia também teria super poderes e os usaria para ajudar os outros. O entusiasmo que sinto aos trinta anos com coisas deste género talvez se explique por algum problema de desenvolvimento cognitivo que tive ao crescer. Ou então, é a criança que existe dentro de mim que ainda continua viva. Se assim for, bom para mim, pois não há nada melhor que experienciar as coisas com o entusiasmo ingénuo de uma criança.

Quanto ao filme em si, é bom. É o Spider-man e há uma razão pela qual este é um dos super-heróis mais amados pelo público. É fácil nos identificarmos com ele. É um adolescente, tem problemas, dúvidas existenciais, a sua vida não é fácil e este filme retrata estas dificuldades da forma certa. A história é mais sobre Peter Parker do que sobre o seu alter-ego, por isso temos tanto tempo de antena para o protagonista sem a máscara.

Se me perguntarem o que acho de se reiniciar uma história que apenas onze anos antes tinha sido iniciada (com três filmes), a resposta é sim. Óbvio que os interesses por trás do reinício são económicos, o franchise é uma galinha dos ovos de ouro, mas existe público com interesse, vontade em contar a história de forma diferente (na BD também existem várias linhas narrativas para cada herói) e onze anos de desenvolvimento de CGI que tornam o filme mais deslumbrante visualmente.

Uma vez disseram-me o seguinte: “mas tu tens a mania que és cinéfilo e perdes tempo com blockbusters?” Achei curioso. Existe uma ideia generalizada que não se pode gostar de blockbusters e de filmes mais culturais. Eu gosto de Ingmar Bergman e dos Avengers, de Kurosawa e do Inception, de Godard e dos filmes do Batman…
Será que não se pode apreciar Nouvelle cuisine e de vez em quando comer uma boa bifana?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s