Blockbusters Sustentáveis

Cinema, Energia e Alterações Climáticas, Sétima Arte, Sustentabilidade

Como podem constatar pelo post de ontem, fui à estreia do The Dark Knight Rises. Durante o filme, ocorreu-me algo que está relacionado com um tema pelo qual nutro grande interesse.

Para além de serem baseados em super-heróis, de serem os dois maiores blockbusters deste verão, de terem vilões e serem bombásticos na forma como apresentam o decorrer da acção, que mais tem The Avengers e The Dark Knight Rises em comum? Ambos abordam uma questão muito actual, que coloca em risco muito mais pessoas do que qualquer um dos super vilões que lá aparecem – a dependência que o ser humano tem dos combustíveis fosseis e o quão imperativo é que se arranjem soluções alternativas.

Tanto Tony Stark, em The Avengers, como Bruce Wayne, em The Dark Knight Rises, investem bastante tempo e dinheiro na investigação de uma fonte de energia sustentável. Os dois playboys multimilionários sabem da importância que a energia tem num futuro onde os combustíveis fosseis serão cada vez mais escassos e a tecnologia cada vez mais dependente e devoradora de energia.

Que bom que seria se os multimilionários do mundo real adoptassem este bom exemplo e começassem a investir o seu dinheiro em projectos deste género. Apesar de não terem super poderes, seriam com toda a justiça considerados super-heróis.

PS: Ao escrever este post surgiram-me mais uma série de questões. Será que os responsáveis por estes dois filmes têm tanto interesse pela sustentabilidade como demonstram nos argumentos? É que produzir um filme desta dimensão tem certamente custos elevados para o ambiente. Será que se preocupam em faze-lo da forma mais sustentável possível? Qual será o impacto de um mega projecto deste género no ambiente? Qual é a pegada ecológica de Hollywood?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s