As Crónicas de Gelo e Fogo – Livro 3 – A Fúria dos Reis

Ficção, Livros

As Crónicas de Gelo e Fogo são o sucesso do momento no mundo da fantasia. A série da HBO criou uma legião de fãs que se alastrou para os livros. George R. R. Martin, o criador das crónicas, já escreveu cinco dos sete livros que tem previstos. Cada livro será convertido numa temporada da série televisiva. Neste momento existem duas temporadas completas. Já vi a primeira, a segunda está em standby pois para vê-la, sem spoilers, é necessário terminar os livros três e quatro (em Portugal, cada livro original gerou dois).

Nos dois primeiros livros (um no original) levamos uma dose de personagens, famílias, história de Westeros (o território que se divide nos Sete Reinos) e intrigas para ocupar o Trono de Ferro (supostamente, quem ocupa este trono, reina sobre Westeros), tornando-se impossível acabar de ler e não estar completamente viciado nesta saga fantástica. Felizmente, no fim de cada livro, está uma lista das casas e das personagens de cada casa. Não fosse essa lista e muito provavelmente seria comum perder-me por entre tantos nomes.

Em A Fúria dos Reis, começamos com bastantes incertezas. O Rei morreu, a Mão do Rei foi decapitada (Martin não hesita em matar as personagens principais) e seguem-se os conflitos para decidir quem reinará sobre os Sete Reinos. Com o desenrolar da história temos cinco reis a lutar entre eles (daí o nome do livro), cada um com objetivos diferentes. Robb Stark quer vingar a morte do pai (a Mão do Rei que foi assassinada) e proclamar-se rei no Norte. Joffrey Baratheon é o filho mais velho do Rei morto e o seu real sucessor. Os irmãos do Rei, Renly e Stannis Baratheon, também entram na disputa, isolados um do outro, julgando-se os verdadeiros sucessores. E por fim, o sempre ambicioso Balon Greyjoy aproveita o alarido para se declarar Rei das Ilhas de Ferro.
As cartas estão lançadas e agora é uma questão de ver quem consegue as melhores alianças e tirar os melhores trunfos da manga para vencer e ser o único rei do Reino.

A estrutura narrativa, o desenvolvimento das personagens e o realismo são elementos que transformam a obra de George R.R. Martin num bestseller e numa das melhores e mais interessantes e coesas obras de fantasia desde a Saga do Anel de Tolkien. É curioso ver como é fácil esquecermos que estamos a ler uma obra de fantasia, num mundo imaginário. Mas esse facto deve-se à intriga politica e crueza das personagens ser um elemento que se sobrepõem completamente ao uso (reduzido) de magia e outras características tipicamente fantásticas.

Ainda esta semana começarei o livro quatro, O Despertar da Magia. E assim que o acabar, tenho dez horas de série para ver. E viva As Crónicas de Gelo e Fogo!!!

6 thoughts on “As Crónicas de Gelo e Fogo – Livro 3 – A Fúria dos Reis

  1. Muito bonito o layout de seu blog!
    Vou começar a ler Dança de Dragões, comecei a ler As Cronicas de Gelo e Fogo relutantemente por que ganhei o livro no final do ano passado, no amigo secreto. Achava modinha, mas a cada página fiquei mais presa a história que me senti frustrada quando terminei o livro 4 e ainda não tinha sido lançado a Danças dos Dragões no Brasil.
    Fiquei com raiva e quase parei de ler quando o Rob morreu de forma ridícula, mas não consegui ficar muito tempo longe das páginas.
    Se puder depois visite meu blog😉
    http://www.dosedesustentabilidade.blogspot.com.br

    1. Bom dia Luciana,
      Obrigado pela visita e comentário ao blogue. Espero que gostes e continues a visitar.

      Li os três primeiros livros e, até agora, estou a adorar. A complexidade do mundo criado por RR Martin é genial e só tem paralelo no universo de Tolkien.

      Acabaste foi por revelar um “pormenor” que eu desconhecia completamente…:( Não fazia ideia que Robb iria morrer. É o que se chama um GRANDE spoiler…

      1. Nossa me desculpa, confundi a ordem cronológica dos livros, desculpe-me pelo spoiler, mas esse é só um detalhe, verá que tem tanta coisa para se acontecer que nem acreditará em tanta imaginação. Boa leitura!
        O blog continua ótimo.

      2. Com “buzz” causado pela série, é quase impossível não nos irmos deparando com um ou outro spoiler. Há algum tempo atrás descobri a morte da Renly na wiki das Crónicas.
        Mas tens razão, como ou sem spoilers, há sempre muita coisa interessante nos livros.
        Continua a passar por cá|

    1. Obrigado.🙂
      Estou a acabar o quarto livro (que na verdade é o segundo). Ainda tenho seis pela frente e nem tão cedo os vou acabar pois quero intercalando com outras coisas.
      Passei no teu blogue e gostei imenso. Confesso é que não vou mergulhar muito fundo nele pois tenho receio dos spoilers.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s