Hugo

Cinema, Sétima Arte

Martin Scorsese é conhecido pelo trabalho que tem vindo a desenvolver como realizador há mais de 40 anos, mas também devido à sua enorme paixão pela sétima arte. Prova disso é a sua “The Film Foundation”, uma organização que fundou para ajudar à proteção e preservação de filmes antigos, tendo já salvado mais de 500.

Outro exemplo do seu amor pela história do cinema é o facto de ter realizado A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies e My Voyage to Italy, ambos reflexões muito pessoais sobre o cinema dos EUA e da Itália.

Hugo é, de certa forma, uma continuação dos documentários realizados por Scorsese, com a diferença que desta vez o tema é a origem do cinema e o género não é o documental mas sim a ficção. A história debruça-se sobre o trabalho feito por Georges Méliès no início do século passado, uma altura em que a sétima arte dava os primeiros passos. Méliès foi um dos grandes pioneiros do cinema, criando um conjunto de técnicas e truques narrativos que até então não existiam.

Gostei do filme principalmente pela sua parte histórica e documental. Só por esse aspeto, o visionamento vale a pena. Quanto à parte ficcional, onde o miúdo procura um sentido para a sua vida no robot deixado pelo seu pai e, no processo, acaba por salvar Méliès do oblívio, julgo que é agradável para um filme familiar, mas traz muito pouco de novo ao cinema.

PS: Não sou da opinião de que é essencial a um bom filme “trazer algo de novo ao cinema”, mas quando se fala do realizador que fez Taxi Driver, Raging Bull e Goodfellas a bitola de exigência está muito mais alta que o normal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s