To Rome With Love

Cinema, Sétima Arte

Tenho que começar por colocar as cartas na mesa. Este foi o filme de Woody Allen que menos gostei. Vi filmes seus de todas as décadas, antigos ou recentes, mais cómicos ou mais dramáticos, uns que adorei, uns que apenas gostei e outros que foram um tanto ou quanto indiferentes, mas nunca tinha desejado tanto que um filme seu acabasse.

E não digo isto de ânimo leve. Sou seu fã. Reconheço o seu talento, genialidade e gosto pela sétima arte. Aliás, digo mais, admito que até neste filme consigo encontrar coisas de que gosto, certas imagens de marca que tão bem caracterizam o seu trabalho. As personagens egocêntricas e neuróticas, a forma como filma a arquitetura (não só de edifícios, mas também de relações) das cidades onde a ação decorre e a quebra da quarta barreira (1), são apenas alguns exemplos dessas imagens de marca.

A questão é que podemos ter ingredientes de qualidade inegável, mas se não os cozinharmos de forma correta, corremos o risco de criar um prato desmazelado e pouco interessante, sem ligação entre os produtos que temos. E é isso que acontece aqui. Um conjunto de histórias com potencial e de personagens peculiares mas que ao serem misturadas e cozinhadas num banho-maria de clichés resultam numa obra menor, de alguém que nos habituou à nata da nata.

PS: É sabido que Woody Allen anda a filmar pela Europa (Londres, Barcelona, Paris e agora Roma) pois, como disse na sua última entrevista, o financiamento é conseguido com maior facilidade por cá. Não o censuro! Mas isto muitas vezes é como no futebol, jogar em casa é uma vantagem. Nova Iorque é casa de Allen. E é aí que consegue explanar todo o seu futebol.

(1Fourth Wall

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s