Linhas de Wellington

Cinema, Sétima Arte

Entrei na sala cheio de expetativas. Afinal era o primeiro épico português que iria assistir no cinema. Um filme sobre a resistência portuguesa à invasão francesa. Um momento na nossa história em que, mais uma vez, tivemos que demonstrar o nosso espirito combativo e perseverante. Apesar da aliança e comando dos ingleses, os franceses encontraram em Portugal um osso impossível de roer e debandaram de volta ao sítio de onde tinha vindo. Como não criar expetativas para um filme que conta uma história destas? Ainda por cima, considerando a atual situação em que nos encontramos.

Mas um evento histórico importante, uma fotografia espetacular e um elenco de nível internacional não fazem um épico. Linhas de Wellington acaba por ser um disparo de pólvora seca. Não sei se foi por falta de dinheiro, por Valeria Sarmiento assumir a cadeira da realização em vez de Raoul Ruiz ou por querer contar tantas histórias paralelas. Mas sei que um épico em que se evitam grandes planos, em que os exércitos parecem ser constituídos apenas por algumas dúzias de soldados e as batalhas são inexistentes, está destinado ao fracasso.

Independentemente do fracasso geral, a espaços, encontramos pormenores agradáveis. Todos os momentos, e a própria linha de narração, em que Nuno Lopes entra são interessantes e bem construídos. Não sei se não teria valido a pena focarem-se mais numa personagem e contarem os eventos apenas do seu ponto de vista. Era uma forma de trocarem o épico por algo mais intimista, resolviam a questão financeira inerente a filmar este género e não se dispersavam tanto ao tentar contar a história de uma série de pessoas, que acabam por ser pouco desenvolvidas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s