Frankenweenie

Cinema, Sétima Arte

Ando distante de Tim Burton desde Charlie and the Chocolate Factory. E com isso não quero dizer que não tenha visto os seus filmes desde então. Continuo a segui-lo, mas à distância, sem me envolver, sem criar expectativas. O que é estranho, tendo em conta que desde que vi Edward Scissorhands pela primeira vez, no início dos anos 90,me mantenho um seguidor fiel. Mas com filmes que tem corrido terrivelmente mal, como Alice in Wonderland e Dark Shadows, a lealdade ao cineasta está a desvanecer-se. O realizador criativo e estranho, que criava ambientes e universos originais que o destacavam no panorama cinematográfico americano e mundial, parece ter dado lugar a mais um tarefeiro, que apesar de manter algumas imagens de marca que tão bem o caracterizaram, definha a cada filme que faz.

Felizmente, Frankenweenie parece inverter a tendência que Burton tem evidenciado ao afundar-se cada vez mais a cada obra que faz. Não possui a qualidade já evidenciada pelo realizador em filmes passados, mas é um regresso às origens e uma ode aos anos de ouro do cinema de terror. É uma homenagem a filmes como Frankenstein e The Mummy e, até mesmo, ao mais recente Gremlins. As referências a estes filmes são uma constante e estão bem visíveis no ambiente gótico e melancólico que Frankenweenie nos apresenta.

Não vou dizer que fui novamente conquistado por Burton. Mas pelo menos ficarei mais atendo a futuras obras. Espero que finalmente entre no caminho que começou a trilhar no início da sua carreira. Um Tim Burton forte é sem dúvida uma mais-valia para o cinema e uma inspiração para os milhões de fãs que o cineasta tem pelo mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s