Breaking Bad S04

Séries, Sétima Arte

A quarta temporada começa no exato momento onde termina a terceira. Com a morte de Gale e com Jesse e Walter à espera de punição por parte de Gus Fring. O jogo do gato e do rato começa aqui e será a jogado durante toda a temporada. Gus e Walter são duas mentes brilhantes e, onde antes existia admiração e respeito mútuo, há agora uma certeza inabalável – ambos precisam um do outro, mas só um pode sobreviver. Então, ao longo de treze episódios, toda a narrativa é guiada por este jogo de xadrez, onde cada um dos jogadores move as suas peças com o objetivo de fazer um xeque-mate ao adversário.

Gus Fring é o mais inteligente, calculista e implacável rival que Walter White encontrou até agora. Todos os obstáculos que o antigo professor de química enfrentou até aqui parecem brincadeira de criança comparados com os desafios colocados por este opositor. Fring é a personificação exemplar de vilão. É o antagonista ideal para White. A construção desta personagem roça a perfeição. Admiramo-lo pela sua inteligência e serenidade diante do perigo e ao mesmo tempo sentimos que estamos perante um sociopata que poderá atingir o ponto de ebulição a qualquer momento. Para além disso, houve também a preocupação, através de uma analepse, de nos mostrarem a razão de ser da sua implacabilidade, o que confere uma salutar tridimensionalidade a esta personagem.

O resto, como se costuma dizer, é história. Não quero revelar demasiado os acontecimentos de uma temporada que prima pela tensão de cortar à faca e por um conjunto de ocorrências imprevisíveis e que conduzem a enormes transformações, quer a nível diegético, quer a nível do desenvolvimento de cada personagem. Só acrescentarei mais uma coisa: Walter White é uma das melhores personagens criadas para séries de televisão e esta temporada é uma excelente prova disso mesmo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s