Love and Death

Cinema, Sétima Arte

Quem conhece a obra de Woody Allen, sabe que este filme marca o fim de um ciclo na sua filmografia. Até Love and Death, as suas obras são caracterizadas por um humor slapstick, onde tudo é mais físico, mais visual e, por vezes, até algo disparatado. Esta forma de fazer cinema é um reflexo claro da forma como Allen se iniciou no mundo do espetáculo. Aos 19 anos já escrevia guiões para talks-shows cómicos e poucos anos depois começou a fazer stand-up comedy. Portanto é normal, para quem não conhece esta fase preambular de Allen, que se surpreenda com um filme tão desvairado e, de certa forma, atípico na carreira do consagrado cineasta nova iorquino.

Love and Death é, nada mais, nada menos, do que uma paródia aos grandes romances russos de autores como Dostoyevsky e Tolstoy. O ambiente caracteristicamente russo, a constante ameaça napoleónica, os diálogos, as referências constantes a partes da história de livros como  Guerra e Paz e Crime e Castigo e a própria seleção da banda sonora remetem automaticamente para a influência literária. Mas ao longo do filme somos também presenteados com referências, que consigo mais facilmente perceber, à história do cinema. Menções à filmografia de Ingmar Bergman são constantes (a cena final, com a morte, alude de forma clara a The Seventh Seal), mas o tipo de humor físico é ainda mais identificável, parecendo, em muitas das cenas, que estamos a ver um Charlie Chaplin com som.

Não sendo um portento de qualidade na filmografia de Allen, estamos perante um filme divertido e inteligente, que tende a ser estimado de forma proporcional ao conhecimento que temos sobre as obras que o influenciaram. Ao fazer filmes paródia, principalmente apoiados em obras ditas menos acessíveis, corre-se sempre o risco de passar ao lado de muita gente. Mas Woody Allen não me parece o tipo de pessoa que se importe com isso. E ainda bem, pois caso contrário não teríamos ao nosso dispor uma filmografia vasta, original e repleta de obras que são uma referência na história do cinema.

3 thoughts on “Love and Death

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s