Breaking Bad S05 – Parte 01

Séries, Sétima Arte

Quanto é o suficiente?” É a pergunta feita por Skylar a Walter perto do fim da primeira parte da quinta temporada. Esta é a questão chave e a resposta é o que define toda a série e o próprio protagonista. Há muito tempo que já não estamos perante alguém que quer deixar a família desafogada em termos financeiros. O dinheiro e o poder corromperam Walter White. E é aqui, nestes oito episódios, que o verificamos como nunca antes o tínhamos feito. Já não lugar a incertezas morais ou piedade. Walter White tornou-se implacável. Os objetivos estão bem definidos e qualquer obstáculo que se coloque é cirurgicamente removido do seu caminho.

E como passamos de um simples e alienado professor de química para um poderoso e cruel traficante de drogas? A resposta é dada ao longo das temporadas anteriores mas pode resumir-se, de forma muito simples, ao facto de Walter White estar encostado à parede. E o que o encosta à parede não é, como ele diz, não lhe restarem alternativas. Alguém que angaria a quantidade de dinheiro que Walter angariou não se pode queixar da ausência de alternativas. Walter está encurralado, mas é pela sua própria ambição. Sabe que é o melhor no que faz e não quer perder esse estatuto. O mundo está ali para ser conquistado e Walter cede à tentação e lança-se perigosamente na sua conquista.

O único defeito a apontar a esta (meia) temporada é a espera a que vamos ficar sujeitos. Como é costume, acabou precisamente no momento em que íamos ter um enorme volte-face na história. E agora, só no próximo verão é que teremos Breaking Bad. Dizem que esta é a última temporada, mas tenho as minhas dúvidas. Não sei se oito episódios chegam para desenvolver a linha narrativa criada nos últimos minutos do oitavo episódio. Veremos!

2 thoughts on “Breaking Bad S05 – Parte 01

  1. Esta última season está a ser a melhor de todas sem dúvida e como tu referiste e muito bem o único “defeito é a espera a que vamos ficar sujeitos”!

  2. Tiago, tenho dificuldade em nomear uma temporada como a melhor. Para mim são todas boas. Essa é uma das razões pelas quais estou completamente viciado.
    Como disse na análise que fiz, dizem que esta é a última temporada mas não sei se será. O potencial para continuar é enorme pois estas cinco primeiras temporadas poderiam ser apenas sobre a origem de Heisenberg. Mas isso ficará ao critério dos produtores e argumentistas. Vamos ver no que dá.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s