M

Cinema, Sétima Arte

sb031

Independentemente dos critérios de avaliação usados, M é uma obra-prima. Foi-o nos anos trinta e continua a sê-lo neste novo milénio. Mas o que mais me espanta é o quão à frente do seu tempo estava. Numa altura em que o som ainda era um elemento novo no cinema, é incrível como Fritz Lang consegue transcender essa inovação e usar uma série de elementos que foram uma lufada de ar fresco na sétima arte.

Contar uma história que tem como tema principal o assassinato de crianças é algo, no mínimo, arrojado, principalmente considerando que estamos no inicio dos anos trinta. Mas Lang foi muito além desse tema e acaba por fazer uma crítica à sociedade contemporânea.

A forma como as ações do assassino de crianças, magnificamente interpretado por Peter Lorre, desencadeiam a desordem social, como toda a gente começa a acusar os próprios vizinhos de forma fortuita e sem fundamento, a desorientação da polícia e o desespero dos criminosos (que começam a perder o seu negócio devido ao apertar do cerco por parte da polícia) demonstram que os alicerces sociais se desmoronam ao mínimo abanão.

Chega a ser cómica a forma como, através de uma edição brilhante, vemos de forma intercalada as ações da polícia e a investigação levada a cabo pelos criminosos. Duas forças antagónicas a lutarem, de formas completamente distintas, por um objetivo único – restabelecer a ordem, para que tudo volte à normalidade.

Felizmente existem muitos mais filmes do gabarito de M, mas no que diz respeito a thrillers psicológicos, não esperem encontrar muito melhor que isto. M é, indubitavelmente, do melhor que há no género.

One thought on “M

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s