Django Unchained

Cinema, Sétima Arte

51248cc26f

Para além de Tarantino, quem mais poderia ter criado e realizado este filme? Atrevo-me a dizer que ninguém. Acho interessante quando dizem que os seus filmes não são mais que explorações exponenciadas de géneros, e cortes e colagens de filmes que o influenciaram. Como se fosse fácil fazer o que ele faz. É tão fácil que vinte anos depois de ter começado ainda não existe uma única pessoa que tenha conseguido reproduzir a qualidade do seu trabalho. O que Tarantino faz é inigualável, ainda para mais tendo em conta que parte das tais colagens a outros filmes, o que torna o desafio ainda maior.

Django Unchained é a segunda incursão do realizador pela história alternativa. Em Inglourious Basterds já o tínhamos visto mudar o rumo da história a favor da fação mais vitimizada da Segunda Guerra Mundial, acabando com nazis de forma magistral, vingativa e cinematográfica. Agora, voltamos a um assunto tabu, com um escravo que anseia também ele por vingança.

Tarantino pegou no Western spaghetti e transformou-o num Southern. Todas as características deste sub-género estão lá, só que Tarantinizadas e levadas ao extremo. Como disse, ninguém para além de Tarantino teria a coragem de contar uma história como esta desta forma.

Saímos do filme com um sorriso nos lábios e a satisfação de termos assistido a algo único e brilhante, mas também com a sensação que ninguém se diverte mais com estes filmes do que a própria pessoa que os cria.

3 thoughts on “Django Unchained

  1. Boa critica e é um facto, Django, é daqueles que, junto com Inglourious Basterds (e atrevo-me a dizer, todos os filmes de Tarantino), vai ficar para a história.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s