Waste Land

Cinema, Sétima Arte

07_Tiao_at_JG_Waste-Land-HIGH

Waste Land é um filme extraordinário e aborda uma questão não menos extraordinária. Vivemos num mundo consumista. Não é novidade que muitos de nós, neste pequeno planeta, desejamos, compramos e desperdiçamos muito mais do que do que verdadeiramente precisamos. Este consumo desenfreado gera, como é óbvio, esbanjamento que acaba quase sempre em sítios como a lixeira retratada no filme.

Mas o ser humano tem a enorme capacidade de se reinventar, e onde existe uma oportunidade, surge alguém a aproveitá-la. É incrível que num sítio como este, em que as condições de higiene são inexistentes, tenha surgido este nicho de trabalho que foi ocupado pelos catadores, coletores de resíduos recicláveis, que ganham o dia-a-dia a vender o que apanham nos restos dos outros.

É um trabalho sujo, mas é um trabalho honesto e necessário. E é aqui que entra Vik Muniz, um artista plástico brasileiro, sediado em Nova Iorque. Muniz resolve passar dois anos a trabalhar com as pessoas do Jardim Gramacho (um dos maiores aterros do mundo), transformando o lixo que apanham em obras de arte. É incrível ver a transmutação a ocorrer perante os nossos olhos, de perto é lixo, ao longe é arte. Mas mais incrível ainda é ver o valor que as pessoas que lá trabalham têm, as coisas em que acreditam, a dignidade que demonstram perante tanta adversidade e a mudança que esta experiência representa nas suas vidas.

Waste Land teria valido a pena só pelo trabalho que fez no Jardim Gramacho, mas acaba por revelar-se uma excelente forma de mostrar ao mundo que nem sempre interessa o local onde as pessoas trabalham, interessa muito mais a sua integridade, valor e perseverança.

One thought on “Waste Land

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s