Shock Corridor

Cinema, Sétima Arte

large_shock_corridor_blu-ray_5

Samuel Fuller tinha uma forma muito particular de fazer cinema. Quem conhece a sua obra sabe que nunca teve grandes orçamentos ao seu dispor, mas com o pouco que tinha conseguiu criar um estilo muito próprio, pejado de cenas dramáticas, violentas e memoráveis. É um cinema cru, directo, sem muitos floreados mas que possui sempre muito conteúdo do ponto de vista da crítica social. Aliás, esta crítica social é talvez a maior constante ao longo da sua filmografia.

Shock Corridor não foge à regra do que estamos habituados em Fuller. A história é sobre um repórter que quer escrever o artigo da sua vida. Para isso faz-se passar por alguém com perturbações mentais para ser internando num manicómio onde houve um homicídio de um dos pacientes. A investigação começa pelos três testemunhas loucos, que presenciaram o assassinato. É aqui que Fuller aproveita para fazer a crítica social que tanto o caracteriza. Cada um dos loucos partilha a sua história com o repórter e cada história está relacionada com um tema “quente” dos anos 60 – o comunismo, o racismo, e as armas de destruição maciça.

Com o avançar da narrativa, Fuller começa a mostrar-nos o quão ténue é a linha que separa a sanidade mental da loucura, pois a sua personagem principal, um homem inteligente e saudável, com um QI de 140, começa realmente a sofrer de perturbações mentais devido ao contacto constante com a insanidade do meio que o rodeia.

Shock Corridor é assim um filme que, apesar de não estar isento de falhas, continua bastante real e relevante para os dias de hoje. Samuel Fuller pode não ter sido aclamado como devia pelo seu trabalho, mas é sem dúvida um dos grandes realizadores Norte-americanos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s