Frances Ha

Cinema, Sétima Arte

frances_ha2É natural que um grupo de pessoas pertencentes a um contexto social da classe média urbana de hoje em dia se identifique com Frances Ha, de Noah Baumbach. Frances, interpretada de forma sublime por Greta Gerwig, representa toda uma geração de jovens culturalmente activos, sonhadores e idealistas que colidem diariamente com um mundo que afinal não é bem o que esperavam. A competitividade do mercado de trabalho, as vicissitudes da amizade e os constragimentos do amor são alguns dos obstáculos que a heroína enfrenta no seu dia-a-dia. Não estamos assim perante um filme onde os desafios da protagonista sejam extraordinários e fora de comum, antes pelo contrário, são mundanos e normais ao mais comum dos humanos. E, curiosamente, o que eleva o filme a outro nível é isso mesmo. É o facto de conseguirmos facilmente nos rever nessas dificuldades, ao mesmo tempo que admiramos uma personagem que vive com a suas frustrações de forma tão natural que as acaba por transformar em algo positivo. Porque no fim de contas, para Frances, muito mais importante do que ter uma carreira estável, uma relação equilibrada ou ser uma pessoa dita normal é ser autêntica e fiel a si própria.

PS1: Outra coisa que distingue esta obra é a sua extraordinária fotografia. Passamos o filme a ser bombardeados com cartões postal a preto e branco de Nova Iorque (e, em menor escala, Paris).

PS2: Não tenho a certeza, mas julgo que este é o filme que mais rapidamente obteve lançamento pela Criterion, a melhor editora de DVDs do mundo. Julgo que isso diz muito sobre a qualidade do trabalho de Baumbach.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s