Ace in the Hole

Cinema, Sétima Arte

Ace in The Hole.

Pensamos muitas vezes que a discussão em torno dos excessos cometidos pelos media para obter “a” notícia é algo recente, mas a verdade é que é tão antiga como a própria imprensa. A partir do momento em que se cobra um centavo que seja por uma notícia, o capitalismo tece as suas teias e a luta pelo lucro é desencadeada.

É disso que trata Ace in the Hole, de Billy Wilder. Chuck Tatum, interpretado por Kirk Douglas, é um jornalista que representa tudo o que há de pior no ramo. Tatum procura, mais do que dinheiro, a notoriedade fácil e rápida. É um periodicista que já passou pelos grandes jornais dos EUA, mas acaba por ser despedido de todos devido à suas falhas de personalidade, é um ser egocêntrico, impiedoso, altamente manipulador e desprezível. Mas isso não o impede de conseguir um trabalho num pequeno jornal de Albuquerque. Um ano passa sem grandes acontecimentos, até que Tatum vê na desgraça de outro a oportunidade de fazer a noticia que lhe trará de volta tudo o que perdeu.

Billy Wilder consegue, com este noir diurno, criticar a forma cínica e implacável como alguns jornais da época procuravam notícias para aumentar as suas vendas e manter as pessoas interessadas, nem que para isso se ganhasse dinheiro com a miséria alheia. A questão que me surgiu foi, passados 61 anos, o que mudou?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s