Fruitvale Station

Cinema, Sétima Arte

fruitvale-station-main

Ver Fruitvale Station sem qualquer tipo de expectativas é o equivalente a levar um murro no estômago sem saber bem de onde ele vem. E foi isso que me aconteceu ontem à noite no Leffest, um festival que tem evoluído de ano para ano no que diz respeito à variedade e qualidade da sua programação.

De forma muito simples e espontânea, mergulhamos na vida de Oscar Grant, um jovem de 22 anos que luta diariamente para fugir aos seus maus hábitos. Grant é-nos apresentado como um jovem normal e autêntico com problemas reais. Está longe de ser um exemplo de honestidade ou conduta, mas é notória a sua vontade de mudar, de transformar a sua vida em algo melhor. Mas é humano, ama e odeia, teme e reage, é benevolente mas pecador como todo e qualquer homem. O desenlace do filme, e da sua vida, é demasiado duro e injusto para quem queria tanto mudar o rumo dos acontecimentos.

É este sentimento de arbitrariedade e injustiça que Ryan Coogler, um jovem realizador de apenas 27 anos, com a ajuda de um desempenho monumental de Michael B. Jordan, consegue tão bem captar em Fruitvale Station. Enquanto assistimos ao desenrolar, aparentemente normal, da vida de apenas mais uma pessoa, estamos constantemente sobre tensão pois algo de muito errado parece espreitar a qualquer esquina.

Acabei de ver o filme e a minha mente viajou instantaneamente para a quantidade de vezes que vemos histórias como esta na televisão e partimos muito depressa para juízos de valor. É muito fácil atropelarmos os factos e culparmos os marginalizados, os que têm rótulos, aqueles que muitas vezes são empurrados para decisões limite que nos escapam. E foi essa a mensagem que Ryan Coogler passou muito bem com a sua primeira longa-metragem. Excelente forma de começar uma carreira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s